?>

Blog


 

12 quartos para todos os estilos

 

Profissionais dão ideias para transformar espaços

 

Matéria publicada por 

 

Refúgio íntimo supremo de qualquer casa, o quarto é o lugar onde nos restabelecemos, relaxamos e sonhamos. Para cumprir seu papel da melhor maneira possível, o ideal é que ele seja bonito, aconchegante e esbanje personalidade. A seguir, Casa Vogue pediu a 12 profissionais que compartilhassem propostas acolhedoras para entrar e nunca mais querer sair. Escolha o seu favorito e inspire-se!

 

Recanto do Design e da Arte - Maurício Arruda

Peças bem selecionadas fazem deste quarto no apartamento de 180 m², um refúgio do bom design no bairro paulistano dos Jardins. A cama italiana da Gervasoni divide seu lugar de destaque com a poltrona de Jorge Zalszupin e ainda valoriza a arte, uma marca registrada nos projetos de Maurício Arruda, aqui representada por obras assinadas por Nazareno, Michel Gautherot e Bárbara Wagner. Um toque de cor aqui e ali, como a manta indiana sobre a roupa de cama branca da Trousseau ou o tapete da Santa Mônica são a prova de que a simplicidade pode trazer detalhes valiosos a um ambiente. Abajures, na La Lampe, e pendentes, na Dominici.

 

Aventura Sensorial - Fernando e Humberto Campana

Na reforma do antigo hotel Olympic Palace, no bairro de Plaka, em Atenas, Grécia, os irmãos Campana colocaram seu olhar criativo e aventureiro a serviço de novas sensações, como de praxe. O rebatizado New Hotel conta com uma decoração diferente por quarto. Este aqui aparenta ser maior do que seus 25 m². Tem como primeiro trunfo a bela vista da cidade e sua história entrando pela janela, que vai do teto ao chão. Repare na cadeira-escada, resultado de workshops com a atual geração de designers locais para a concepção de mobiliário destinado às suítes do estabelecimento. O visual limpo do piso de bambu serve de base para a pia e os espelhos dourados em forma de meteorito que separam o quarto do banheiro.

 


Pé na areia - Vera Iachia

Baseando-se no modo de vida dos habitantes locais, adeptos da pesca e da agricultura, Vera Iachia assina esta casa na Herdade da Comporta, propriedade a uma hora de Lisboa. De maneira contemporânea, a arquiteta portuguesa reinterpreta a arte de viver com os pés na areia usando principalmente materiais do lugar, a exemplo do colmo (um tipo de caule) para o telhado e do bambu da cana para efeito decorativo – ambos regulam a temperatura do quarto, guardando o frescor no verão e o calor no inverno. Para integrar totalmente a construção à diversidade da paisagem que a envolve – mar, dunas, florestas e arrozais –, Vera optou pelas cores naturais da palha e da madeira para a base e apostou no azul para portas e janelas. O painel atrás da cama é uma esteira de palha fina e colorida feita por artesãos das Filipinas, adquirida em uma viagem.

 


De cima para baixo - Mauricio Nobrega

Nesta casa na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o quarto de 40 m² do casal é leve graças ao branco predominante, pontuado por elementos de madeira que aquecem o espaço. Mas, aqui, o protagonista é o teto, cuja tesoura de madeira fica aparente. “Foi feito um forro de gesso inclinado acompanhando o telhado, o que destaca sua bonita estrutura. Para manter o ambiente claro, pintamos tudo de branco”, relata o arquiteto Mauricio Nobrega. As cores aparecem em pontos determinados, como nas almofadas e na colcha confeccionadas por Ana Claudia Monteiro com tecidos da Espaço Multi, e nas três obras do artista uruguaio Andrés Amodio.

 


Unidade Cromática - Turíbio Santos e Zezinho Santos

A dupla do escritório Santos & Santos Arquitetura atendeu ao desejo do casal de moradores, que queria conforto, sem mistura de cores, neste quarto de 72,5 m² em Recife, PE, com vista para a praia de Boa Viagem. O branco e alguns tons claros, portanto, imperam nas paredes, nas cortinas e nos móveis, inclusive no criado-mudo desenhado pelos arquitetos, que apoia abajur da Artemide, encontrado na La Lampe. O projeto traz ainda peças de design como a cama de Patricia Urquiola para a B&B Italia, com roupa de cama feita a partir de tecidos da Casamance adquiridos na loja Maria Casa. Acima da cama, a janela recebeu um painel de madeira laqueada para encaixe da cortina, impedindo a luz natural de entrar pelas laterais de manhã. Na parede, um toque pessoal, com fotografias antigas de família.

 


Marcenaria em evidência - Cristina Barbara

A madeira é a protagonista do quarto do morador solteiro deste apartamento na capital paulista. Para o ambiente de 13 m², a arquiteta Cristina Barbara projetou um painel com nicho de espelho ao fundo, que amplia a percepção do espaço enquanto serve de apoio a objetos pessoais e decorativos. A cabeceira forrada de suede marrom, com execução da Arquipele, também foi embutida no painel e traz um bem-vindo contraste com o azul e as listras da roupa de cama da Ari Beraldin. Em primeiro plano, um brise de freijó divide o dormitório do espaço de vestir. “Esse elemento vazado oferece privacidade ao closet, mas permite a entrada de luz natural vinda da janela do quarto”, diz Cristina. Na cabeceira, vaso da Benedixt e luminária da Bertolucci.

 


Atmosfera Mixada - Fabrizio Bartolomeo

O quarto principal segue a decoração dos demais ambientes da antiga casa às margens do Lago de Como, na Itália. “O desejo foi recriar a sensação de conforto e aconchego clássicos, mas com referências contemporâneas”, conta o arquiteto italiano Fabrizio Bartolomeo, sócio do escritório milanês Bartolomeo Fernandez e dono da morada. O piso original de tábuas de madeira foi mantido. Fugindo da monotonia, uma parede recebeu um tecido xadrez, em perfeita harmonia com a roupa de cama da Armani Casa. O toque moderno vem da chaise LC4 (1928), de Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, enquanto a contemporaneidade está presente no pendente Light Shade Shade D95, de Jurgen Bey para a Moooi.

 


Relax e trabalho - Marcelo Rosset

Para seu apartamento no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o casal queria um quarto confortável, em tons de cinza, com direito a uma pequena escrivaninha. O arquiteto Marcelo Rosset centralizou a cama, o foco do projeto, e concebeu uma cabeceira estofada com tecido da Regatta, que se estende de um criado-mudo a outro, ambos executados pela Marcenaria Justino. Acima da cabeceira, dotada de iluminação embutida da Lab Luz, está um painel de aço inox com placas de madeira laqueada branca fosca, compondo um jogo de cheios e vazios. Já ao lado da cama, a mesa de trabalho com gavetas ocultas funciona como o desejado home office dos proprietários. O abajur na lateral da cama vem da Artecristallo e o tecido da colcha e das almofadas é do Empório Beraldin.

 


Masculino e feminino - Fernando Piva

O decorador Fernando Piva pensou em um estilo contemporâneo pontuado por referências vintage para o dormitório de um casal moderno apresentado na última edição da Mostra Casapronta Quartos. Um toque de feminilidade surge da combinação das cores cinza, vinho e rosa. “Escolhi esses tons para contrastar com as madeiras escuras, que são mais masculinas. Assim, há um equilíbrio elegante e sofisticado”, diz ele. Além de ampliar o espaço, o espelho traz um ar luxuoso, acentuado pela iluminação da lanterna niquelada da Arneli e dos abajures de opalina da Cardeal. A cama da Casapronta recebeu enxoval da Trousseau, e o carpete da Avanti garante um pisar confortável.

 

Memória de viagem - Carmello Arquitetura

Neste quarto de uma antiga cobertura dúplex no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o mobiliário e os objetos contam histórias. O jovem casal de moradores adora viajar e trazer lembranças de suas paradas pelo mundo, além de garimpar peças em antiquários. Tudo o que a arquiteta Ana Claudia Carmello teve de fazer foram “arranjos e complementações no layout para tornar o ambiente harmonioso e realçar o acervo pessoal dos proprietários”, conta ela. Na ambientação do espaço de 30 m², o discreto papel de parede da Arthur Decor realça os traços orientais de itens como a luminária pendente trazida da Turquia ou a roupa de cama vinda da Índia. Ao lado da cama, vê-se uma mesa lateral da Tony Antiguidades, um pufe oriundo do Marrocos e um tapete da Século. Baús chineses da L’oeil em frente à cama completam o look exótico deste dormitório.

 


Cheiro de mar - Andrezza Alencar

O quarto de 20 m² foi pensado para um casal que ama o litoral e viaja todos os fins de semana para sua casa de praia, mas não abre mão do conforto. No ambiente – parte da última Mostra Quartos & Etc. – chama a atenção a composição de estampas. “A ideia veio da vontade de realizar um projeto alegre, que remete aos tons do azul do mar”, diz Andrezza Alencar, sobre a mistura de desenhos florais e de azulejo na roupa de cama feita com tecidos da Entreposto e da Vitrine, mesma loja do tapete geométrico. A iluminação vem de fitas de LED embutidas no forro de madeira, e abajures da Bertolucci decoram os criados-mudos.

 


Tudo pela arte - Toninho Noronha

Um ar romântico e acolhedor marca o quarto de 40 m² pensado para um casal dono de um apartamento paulistano. “Criamos uma base neutra, com tons de branco, bege e madeira, para que os móveis e revestimentos não competissem com as obras de arte, bem coloridas”, diz o arquiteto Renato Andrade, do escritório de Toninho Noronha, que colaborou na concepção do projeto. A cabeceira e o pufe, executados pela tapeçaria Paschoal Ambrósio com camurça da Nani Chinellato, exemplificam a ideia, abrindo espaço para que brilhem o quadro de Joaquín Torres Garcia, sobre a mesa de cabeceira, e o de Milton Dacosta, na parede lateral. Os itens de madeira, como os painéis fixos de laca branca fosca que revestem as paredes da cabeceira, foram confeccionados pela Marcenaria Naves e Fabiano. Colchas, almofadas e cortinas de linho branco do Empório Beraldin, produzidas pela Kika Chic.

 

Postagens
Categorias
Arquivos
Tags
imoveisbrasil mercado condicionamento urbanismo mogidascruzes imobiliario vendasimoveis imperiusimoveis iluminacao meio cultura automacao saude imoveismogi sustentabilidade cozinhas ambiente eletrodomesticos reforma cozinha corretagem imobliario arte imovel imobiliaria escritorio eletromesticos curiosidades paisagismo arquitetura seguranca banheiros jardinagem sitedeimoveis corretagemdeimoveis residenciais design gastronomia construcao decoracao comerciais acabamento condominio pets conforto fisico

TERRENO - SUZANO
cód: 3308
R$ 300.000,00

CASA - VILA MORAES
4 Dorm / 3 Suítes
cód: 3482
R$ 1.800.000,00

SOBRADO - JD ARMENIA
3 Dorm / 1 Suíte
cód: 2347
R$ 2.500.000,00


Imperius Imóveis

contato@imperiusimoveis.com.br

Central de atendimento

Contato: +55 11 96340-2988
Ícone Facebook

Desenvolvimento

inotech